domingo, 4 de dezembro de 2016

A MATEMÁTICA E SUA BELEZA A CONSTANTE QUE FASCINA E ENCANTA PHI, RAZÃO ÁUREA, PARTÍCULA DE DEUS



A MATEMÁTICA E SUA BELEZA
A CONSTANTE QUE FASCINA E ENCANTA
PHI, RAZÃO ÁUREA, PARTÍCULA DE DEUS 

Número mais bonito do universo” para alguns, para outros “o tijolo que Deus usou para construir o mundo “.
Em nossa vida escolar por volta do oitavo ano do ensino fundamental, ou até antes nos deparamos com a constante mais conhecida do mundo, a constante PI que representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro (equivale a 3.14159265358979323846264 …  
Porém, hoje iremos tratar de uma outra constante, não tão famosa nos meios escolares, é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618 os gregos criaram então o retângulo de ouro.


Era um retângulo, do qual havia-se proporções… do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

E Phidias não foi o único grego que se tornou fã da proporção áurea! Platão também curtia Phi, e Euclides foi o primeiro a descrevê-la em sua obra “Os Elementos”, há 2,3 mil anos. Depois, no comecinho do século XIII, o italiano LEONARDO FIBONACCI descobriu propriedades únicas em uma sequência de números (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, ...) —
Curiosamente, a sequência de Fibonacci está diretamente relacionada com a proporção áurea, já que a razão entre qualquer par de números sucessivos é bem próxima à proporção áurea. E, conforme os números vão ficando mais altos, a razão se torna cada vez mais próxima de 1,6180. Assim, por exemplo, a razão entre 3 e 5 é 1,666, entre 13 e 21 igual a 1,625, e a razão entre 144 e 233 é 1,618.

Pois, quando esses números são aplicados às proporções de um retângulo, chegamos ao que, em geometria, é conhecido como “retângulo de ouro”, e é aqui que a aplicação da proporção áurea começa a se tornar interessante.
APLICAÇÕES:
Dizem que os antigos egípcios empregaram a proporção áurea para construir as Pirâmides de Gizé e, conforme mencionamos anteriormente, os antigos gregos também fizeram uso dela para projetar alguns de seus mais importantes monumentos. E a relação entre a proporção áurea e as artes teria nascido a partir de um livro escrito pelo monge italiano Luca Pacioli chamado “De Divina Proportione” no século 16.
     






     





ALGUMAS CURIOSIDADES DO NÚMERO DE OURO NA NOSSA VIDA. “FAÇA VOCÊ O TESTE”

  •         Medindo a sua altura dividindo pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618...


  • Medindo o seu braço inteiro, dividindo pelo tamanho do seu cotovelo até ao dedo; o resultado é 1,618...





  •  Meça os seus dedos, e verifique que a falange, falanginha e falangeta inserem-se num retângulo de ouro e como tal têm a relação de 1,618...



  • Meça a sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618..





  • A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça dá um resultado de 1,618.. etc


 Um poema - O misterioso número de ouro

Do número nasce a proporção
Da proporção se segue à consonância
A consonância causa deleitação
A nenhum sentido apraz a dissonância
Unidade, igualdade e semelhança
São princípios do contentamento
Em todos os sentidos o experimento
A alma na unidade glória alcança
Em todas as quantidades a igualdade
E a perfeição remota ou a mais chegada
Segundo a natural autoridade
E assim esta nas qualidades assentada
Da mesma maneira a semelhança
Diva de ser sentida e contemplada
Vasco Graça Moura, Camões e a Divina Proporção




UM VÍDEO BEM INTERESSANTE ! PARA VOCÊS DELEITAREM.


E você, caro leitor, já conhecia o conceito da Proporção Áurea? Você acha que as formas encontradas na natureza realmente refletem as proporções do retângulo — e espiral — de ouro ou você pensa que tudo não passa de coincidência? E quanto às obras de arte e de arquitetura, será que artistas e arquitetos do passado se basearam nessa proporção mágica para desenvolver seus projetos? Compartilhe a sua opinião nos comentários!






 FONTES:

https://www.google.com.br/search?q=o+que+%C3%A9+a+propor%C3%A7%C3%A3o+aurea&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=S4I_WPv8Oeap8wfj-IDIBQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário